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Preparando-se para a Meditação

Observação importante: Antes de fazer as meditações diárias, é necessário ter praticado pelo menos uma vez a meditação da Realização do Si.

Sempre que se ajustar em sua programação, você deve meditar todos os dias por, pelo menos, dez minutos. Algumas pessoas percebem que começar o dia num estado de paz e silêncio faz com que o dia inteiro flua melhor. Algumas pessoas acham que o melhor momento é à noite em que os efeitos proporcionam tranqüilidade, ajudam-nos a ter um sono profundo e reparador. E muitas pessoas meditam tanto pela manhã quanto à noite e incluem algumas técnicas de limpeza do sistema sutil em sua meditação noturna.

Shri Mataji tem recomendado as seguintes técnicas de meditação para que sejamos capazes de entrar em consciência sem pensamentos, mas a meditação não é somente uma técnica. É muito importante compreender que a meditação deve ser feita com o coração, com amor e respeito pelo Espírito Divino que está dentro de cada um de nós.

Coloque a fotografia de Shri Mataji respeitosamente sobre uma mesa limpa ou numa estante e acenda uma vela em frente à foto. É aconselhável que você coloque um tecido sob a foto e que coloque a foto num porta-retrato. Coloque a foto aproximadamente ao nível dos seus olhos, de modo que você possa vê-la claramente. Você pode baixar e imprimir uma das fotografias de Shri Mataji em nossa galeria de fotos. Quando sentar-se para meditar, você deve sempre começar e terminar a meditação elevando a Kundalini e dando os bandhans em si mesmo

 

Elevando a Kundalini

Coloque a mão esquerda em frente à parte inferior do abdômen, com a palma voltada para cima (1). Levante a mão esquerda verticalmente, olhando o centro da palma, até que ela atinja uma posição acima de sua cabeça. Enquanto a mão esquerda estiver subindo, a mão direita deve girar em torno dela no sentido horário (2), até que cheguem acima da cabeça (3). Use ambas as mãos para dar um nó (4). Repita todo o procedimento por mais duas vezes, sendo que na terceira vez,dê três nós, para fixar a sua atenção e a Kundalini no Sétimo Chakra.

Dando bahdhan em si mesmo

Mantenha a mão esquerda sobre o colo, com a palma virada para cima. Coloque a mão direita, também com a palma para cima, sobre a esquerda (1), e faça um movimento em arco com a mão direita, passando-a sobre a cabeça  e fazendo-a descer pelo lado direito do corpo (2). Suspenda de volta a mão direita pelo lado direito (3), passando-a sobre a cabeça e fazendo-a descer pelo lado esquerdo (4). Isso é um Bandhan, que significa “arco de proteção”. Repita-o por mais seis vezes, totalizando sete, assim, um Bandhan para cada chakra.

 


Primeiras Técnicas

Observação importante: Antes de praticar as técnicas, é necessário ter praticado pelo menos uma vez a meditação da Realização do Si.

 

Quatro passos simples

 

Se desejar, faça as seguintes afirmações/pedidos para alcançar o estado meditativo (faça cada uma das afirmações quantas vezes quiser):

Banho-de-pés (footsoaking)

 

Materiais:

  1. Uma bacia;
  2. Sal, grosso ou fino;
  3. Um pequeno vasilhame ou jarra para água;
  4. Uma toalha pequena.
Procedimento :
Escolha um ambiente tranqüilo. Encha a bacia com água morna de modo que cubra os tornozelos e coloque dois punhados de sal (fino ou grosso). Encha o vasilhame com água na mesma temperatura.
Coloque à sua frente a foto de Shri Mataji, com o elemento fogo à frente (pode ser uma vela). Sente-se e coloque os pés dentro d’água, mantendo a toalha e o vasilhame por perto.
Feche os olhos e entre em meditação. Desista dos pensamentos e mantenha sua atenção no topo da cabeça, livre de distrações. O banho de pés deve durar aproximadamente 10 minutos, tempo suficiente para a quantidade de água e sal absorver as vibrações desequilibradas do seu corpo sutil.

Após esse tempo, enxágüe cada pé com a água limpa do vasilhame e seque-os. Não fique olhando fixamente para a água da bacia, pois ela estará “suja” com as impurezas removidas do corpo sutil.  Jogue-a no vaso sanitário e dê  descarga. Passe água limpa na bacia antes de guardá-la. Essa bacia deve ser reservada para essa técnica, que pode ser usada por qualquer pessoa.

Comprove o bem-estar proporcionado por essa simples prática e desfrute os efeitos do silêncio mental em sua meditação.

 

Equilibrando os Canais Esquerdo, Direito e Central

Canal esquerdo

 

Durante qualquer meditação, os canais podem ser limpos, conforme sua necessidade, das seguintes formas:

 

Coloque a mão direita com a palma voltada para a Mãe Terra (para o chão) e a esquerda, com a palma para cima, descansando sobre a perna esquerda. Coloque a Atenção no lado esquerdo ou na mão esquerda. Peça:

  • Mãe, por favor, remova todos os bloqueios do Canal Esquerdo.
  • Mãe, por favor, remova de mim o medo, a insegurança, a dúvida, o desânimo, a tristeza e a culpa.
  • Mãe, por favor, desperte em mim a alegria, a felicidade, a segurança, a certeza, a auto-estima e o amor incondicional.

Canal Direito

 

Coloque a mão esquerda acima do ombro esquerdo, com a palma voltada para trás e a mão direita, com a palma para cima, descansando sobre a perna direita. Coloque a Atenção no lado direito ou na mão direita. Peça:

  • Mãe, por favor, remova todos os bloqueios do Canal Direito.
  • Mãe, por favor, remova de mim o excesso de pensamentos, de planejamento, de preocupação, a agressividade, a falta de paciência e a atitude dominadora.
  • Mãe, por favor, desperte em mim a ação correta, o pensamento equilibrado e o planejamento adequado.

Canal Central

 

Com as duas mãos sobre as pernas e as palmas voltadas para cima, percorra a Atenção ao longo da medula espinhal até o topo da cabeça. Peça:

  • Mãe, por favor, remova do Canal Central tudo o que impede a minha evolução.
  • Mãe, por favor, permita a ascensão da minha Kundalini e a percepção das Vibrações.

 
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