/*r.b 20150421 non www for webmaster tools */

Visão Geral

   

O quarto chakra, o chakra do coração, é o local onde reside nosso Espírito, nosso verdadeiro Eu, que é eternamente puro e não pode ser afetado por nada, como um brilhante diamante escondido dentro de nós que testemunha todas as nossas ações. Após a Realização do Si, nossa atenção se torna pela primeira vez conectada a nosso Espírito e nós gradualmente tomamos consciência disso. Nossas identificações errôneas com nosso ego ou condicionamentos desaparecem e nós começamos a nos identificar com nosso Espírito, que é a nossa verdadeira natureza.

No nível físico, este chakra cuida de nosso coração e de nossos pulmões – se afetado pode nos causar asma ou diversos problemas cardíacos.

É a partir do nosso coração que a compaixão e o amor se manifestam, e é também o chakra do coração que nos dá o senso de responsabilidade e o comportamento puro em relação aos outros. O chakra do coração se manifesta no centro (ao nível do osso esterno) como completa segurança e confiança. Todas as nossas preocupações, dúvidas e medos são destruídos quando o chakra do coração é totalmente iluminado pela Kundalini.

Anahata Esquerdo

Localização: lado esquerdo do tórax, coração.
Qualidades: amor e compaixão, felicidade, consciência do Si e da Verdade.

Anahata Direito

Localização: lado direito do tórax.
Qualidades: senso de responsabilidade, honestidade e retidão; limites do comportamento justo e correto (maryadas); o ideal como governante, cidadão, pai, irmão e marido; ética profissional e política.

Anahata Central

Localização: centro do tórax, região do osso esterno.
Qualidades: segurança; autoconfiança; imunidade fisiológica; proteção física, mental, emocional e espiritual.

Tratamentos

Antes de fazer os tratamentos, é necessário ter praticado a meditação da Realização do Si.

Aqui estão listados os tratamentos iniciais nos chakras. Mais detalhes sobre como equilibrar os chakras, procure um dos nossos centros de meditação ou fale conosco através de nosso fórum.

1. Como determinar os bloqueios

   

No dedo mínimo, perceber formigamento, pressão ou pontadas. Percepções no dedo mínimo esquerdo, indicam bloqueios no Anahata Esquerdo, enquanto percepções no dedo mínimo direito, indicam bloqueios no Anahata Direito. Percepção em ambos os dedos mínimos, trabalhar todo o Anahata (Esquerdo, Direito e Central).

 

2. Tratamento com as vibrações

  • Anahata Esquerdo: tocar com a mão direita a região peitoral esquerda e colocar a mão esquerda sobre a perna esquerda com a palma para cima. Nesse momento, pode-se fazer também o mantra ou as afirmações para o Anahata Esquerdo ou ambos.
  • Anahata Direito: tocar com a mão esquerda a região peitoral direita e colocar a mão direita sobre a perna direita com a palma para cima. Nesse momento, pode-se fazer também o mantra para o Anahata Direito.
  • Anahata Central: tocar com a mão direita o centro da região peitoral e colocar a mão esquerda sobre a perna esquerda com a palma para cima. Nesse momento, pode-se fazer também o mantra ou as afirmações para o Anahata Central ou ambos.

 

3. Tratamento com os elementos

1. Banho-de-pés (footsoaking): água quente para os bloqueios do lado esquerdo e fria para os bloqueios do lado direito.

 

Materiais:

  1. Uma bacia;
  2. Sal, grosso ou fino;
  3. Um pequeno vasilhame ou jarra para água;
  4. Uma toalha pequena.

Procedimento :
Escolha um ambiente tranqüilo. Encha a bacia com água morna de modo que cubra os tornozelos e coloque dois punhados de sal (fino ou grosso). Encha o vasilhame com água na mesma temperatura.
Coloque à sua frente a foto de Shri Mataji, com o elemento fogo à frente (pode ser uma vela). Sente-se e coloque os pés dentro d’água, mantendo a toalha e o vasilhame por perto.
Feche os olhos e entre em meditação. Desista dos pensamentos e mantenha sua atenção no topo da cabeça, livre de distrações. O banho de pés deve durar aproximadamente 10 minutos, tempo suficiente para a quantidade de água e sal absorver as vibrações desequilibradas do seu corpo sutil.


Após esse tempo, enxágüe cada pé com a água limpa do vasilhame e seque-os. Não fique olhando fixamente para a água da bacia, pois ela estará “suja” com as impurezas removidas do corpo sutil.  Jogue-a no vaso sanitário e dê  descarga. Passe água limpa na bacia antes de guardá-la. Essa bacia deve ser reservada para essa técnica, que pode ser usada por qualquer pessoa.
Comprove o bem-estar proporcionado por essa simples prática e desfrute os efeitos do silêncio mental em sua meditação.

2. Anahata Central

Inspirar profundamente, reter o ar por alguns segundos e, em seguida, expirar lentamente.

 

4. Tratamento com as afirmações

Dirigindo-se à Kundalini como Mãe.

Anahata Esquerdo:

Mãe, eu sou o puro Espírito.

Anahata Central:

Mãe, eu sou uma pessoa sem medo.

 

5. Tratamento com mantras

A fórmula básica dos mantras na Sahaja Yoga é:

Om Twameva Sakshat
Shri "Nome da Divindade" Sakshat
Shri Adi Shakti Mataji
Shri Nirmala Devi Namoh Namaha

Assim, para o Anahata Chakra, temos as seguintes divindades:

Anahata Esquerdo: Shri Shiva Paravati

Anahata Direito: Shri Rama Sita

Anahata Central: Shri Durga Mata

Abaixo, ouça alguns mantras:

 

 

Vídeos


O quarto estado de consciência

Você é o Espírito

Rodapé