/*r.b 20150421 non www for webmaster tools */
                Existem três principais canais de energia em nosso sistema sutil. O canal esquerdo corresponde ao nosso passado, emoções, desejos, afetividade. Sua terminação é o superego, que é onde se acumulam todas as nossas memórias, hábitos e condicionamentos. O canal direito corresponde às nossas ações e planejamentos, à nossa atividade física e mental. Sua terminação é o ego, que nos dá a sensação do Eu, a sensação de que somos separados do mundo. O canal central é o canal da ascensão, é o poder que sustenta nossa evolução e nos guia, consciente ou inconscientemente, em direção à consciência superior do Sahasrara (sétimo chakra).

Equilibrando os Canais Esquerdo, Direito e Central

Antes de fazer os tratamentos, é necessário ter praticado a meditação da Realização do Si.

Durante qualquer meditação, os canais podem ser limpos, conforme sua necessidade, das seguintes formas:

Canal Esquerdo

 

Coloque a mão direita com a palma voltada para a Mãe Terra (para o chão) e a esquerda, com a palma para cima, descansando sobre a perna esquerda. Coloque a Atenção no lado esquerdo ou na mão esquerda. Peça:

  • Mãe, por favor, remova todos os bloqueios do Canal Esquerdo.
  • Mãe, por favor, remova de mim o medo, a insegurança, a dúvida, o desânimo, a tristeza e a culpa.
  • Mãe, por favor, desperte em mim a alegria, a felicidade, a segurança, a certeza, a auto-estima e o amor incondicional.

Canal Direito

Coloque a mão esquerda acima do ombro esquerdo, com a palma voltada para trás e a mão direita, com a palma para cima, descansando sobre a perna direita. Coloque a Atenção no lado direito ou na mão direita. Peça:

  • Mãe, por favor, remova todos os bloqueios do Canal Direito.
  • Mãe, por favor, remova de mim o excesso de pensamentos, de planejamento, de preocupação, a agressividade, a falta de paciência e a atitude dominadora.
  • Mãe, por favor, desperte em mim a ação correta, o pensamento equilibrado e o planejamento adequado.

Canal Central

 

Com as duas mãos sobre as pernas e as palmas voltadas para cima, percorra a Atenção ao longo da medula espinhal até o topo da cabeça. Peça:

  • Mãe, por favor, remova do Canal Central tudo o que impede a minha evolução.
  • Mãe, por favor, permita a ascensão da minha Kundalini e a percepção das Vibrações.

Banho-de-pés (footsoaking)

 

Materiais:

  1. Uma bacia;
  2. Sal, grosso ou fino;
  3. Um pequeno vasilhame ou jarra para água;
  4. Uma toalha pequena.

Procedimento :
Escolha um ambiente tranqüilo. Encha a bacia com água morna de modo que cubra os tornozelos e coloque dois punhados de sal (fino ou grosso). Encha o vasilhame com água na mesma temperatura.
Coloque à sua frente a foto de Shri Mataji, com o elemento fogo à frente (pode ser uma vela). Sente-se e coloque os pés dentro d’água, mantendo a toalha e o vasilhame por perto.
Feche os olhos e entre em meditação. Desista dos pensamentos e mantenha sua atenção no topo da cabeça, livre de distrações. O banho de pés deve durar aproximadamente 10 minutos, tempo suficiente para a quantidade de água e sal absorver as vibrações desequilibradas do seu corpo sutil.

 

Após esse tempo, enxágüe cada pé com a água limpa do vasilhame e seque-os. Não fique olhando fixamente para a água da bacia, pois ela estará “suja” com as impurezas removidas do corpo sutil.  Jogue-a no vaso sanitário e dê  descarga. Passe água limpa na bacia antes de guardá-la. Essa bacia deve ser reservada apenas para essa técnica, e pode ser usada por qualquer pessoa.
Comprove o bem-estar proporcionado por essa simples prática e desfrute os efeitos do silêncio mental em sua meditação.

 

Vídeos


Os Três Canais



Canal Central, a nova consciência

Canal Direito, o canal da ação

O Canal Esquerdo e o emocional

Rodapé