/*r.b 20150421 non www for webmaster tools */

O corpo físico é um milagre da engenharia biológica. Com cerca de 100 bilhões de neurônios no cérbero, 40 milhões de células receptoras olfativas que nos permitem sentir cheiros e cerca de 130 milhões de receptores da retina, que nos permitem enxergar, esta delicada, mas complexa cápsula é muito mais do que simplesmente um monte de pele e ossos.

Apenas recentemente, entretanto, os cientistas e médicos começaram a admitir que talvez haja uma correlação explicável entre o nosso lado físico e o invisível, mas igualmente importante, corpo espiritual. Mesmo nesses casos a opinião médica tem sido deliberadamente vaga e não conclusiva, apesar da crescente evidência de que há uma importante conexão entre os dois.

Os praticantes da Sahaja Yoga sabem há muito tempo que há uma conexão entre os chakras e o corpo físico e recentes estudos têm, de fato, mostrado que os efeitos da meditação podem atingir bem além da iluminação espiritual e afetar todos os aspectos de nossas vidas.

Os Chakras e os Plexos Nervosos

O sistema nervoso do corpo é o instrumento da consciência, transmitindo e traduzindo informações coletadas pelos sentidos (audição, tato, visão, paladar e olfato) para o cérebro processar. Os nervos estão espalhados pelo corpo, mas também formam agrupamentos conhecidos como plexos. Os chakras se correlacionam com o sistema nervoso como se segue:

  1. Muladhara (ou Mooladhara) – plexo pélvico: sistema excretor, genitais, etc.

  2. Swadisthana – plexo aórtico: abdômen inferior, rins, etc

  3. Nabhi – plexo solar: fígado, estômago

  4. Anahata – plexo cardíaco: coração, pulmões

  5. Vishuddhi – plexo cervical: braços, pescoço, boca, etc

  6. Agnya – quiasma óptico: pineal e pituitária

  7. Sahasrara – sistema límbico

É interessante notar que o sistema nervoso, que controla o fluxo físico de sinais para o cérebro e proveniente dele, parece ter uma correlação direta com os nossos chakras os quais, por sua vez, afetam não somente o nosso lado físico, como também a nossa constituição mental, emocional e espiritual.

Assim, nós sabemos, por exemplo, que enquanto o estômago nos dá a sensação física de satisfação depois de uma boa refeição, o Nabhi Chakra proporciona a suprema satisfação espiritual que surge com a Realização do Si e a meditação. Do mesmo modo, a falta de confiança, que pode se originar de um chakra do coração fraco, pode também se refletir em palpitações ou outros sintomas físicos.

 

Vídeos

O Swadisthana e o organismo humano

 
Rodapé