/*r.b 20150421 non www for webmaster tools */

O sistema nervoso do corpo, o qual é parte de um ultra-sofisticado mecanismo de controle, é dividido em três partes: o Sistema Nervoso Central, o Sistema Nervoso Periférico e o Sistema Nervoso Autônomo. Esses sistemas controlam como nós agimos e como nós percebemos o nosso universo através dos sentidos e o sistema autônomo também rege o funcionamento automático do nosso corpo, controlando as indispensáveis tarefas não conscientes, tais como o batimento cardíaco.

Um dos benéficos sub-produtos de uma meditação tranqüila e sem pensamentos é que o sistema nervoso autônomo reduz qualquer hiperatividade física no nosso corpo. Uma vez que esse sistema é também a parte que controla o mecanismo de “luta ou fuga” dentro de todos nós, o qual, no mundo moderno, pode estar prejudicialmente hiper-estimulado devido ao estresse, a meditação pode ser de grande benefício para nossa saúde. Tem sido sugerido que isso é realizado por meio do aumento do fluxo de energia que ocorre na área límbica, isto é, o Sahasrara Chakra, no topo da cabeça, o qual está ligado ao sistema nervoso simpático.

Além disso, descobriu-se que os praticantes da Sahaja Yoga apresentam níveis mais elevados de endorfina do que o usual, a qual é conhecida por ativar o sistema imunológico do corpo. Isso, por sua vez, aumenta os níveis de anticorpos os quais ajudam a combater as doenças.

Há benefícios imediatos no alívio do estresse e um sentimento de paz e contentamento. Fisicamente, a Sahaja Yoga ajuda na prevenção e cura de doenças que, de outra forma, são difíceis de curar mentalmente e emocionalmente. Ela nos ajuda a alcançar o equilíbrio e, espiritualmente, nós podemos alcançar o nível mais alto de iluminação. Os praticantes da Sahaja Yoga facilmente têm parado de fumar, de beber e de usar drogas, e levam uma vida digna, equilibrada e normal.

 

Os Efeitos da Meditação Sahaja

 


Efeitos Físicos

É o nosso sistema sutil que coordena todo o trabalho feito pelos órgãos e células no nosso corpo. Quando um dos nossos centros de energia está bloqueado, disfunções físicas aparecem nos órgãos que ele controla. É depois disso que a maioria das doenças aparecem. A medicina tradicional tenta curar os sintomas. A meditação Sahaja Yoga nos permite atacar as causas diretamente, reequilibrando o nosso sistema sutil e purificando os nossos centros de energia. Desse modo, até mesmo as assim chamadas doenças incuráveis podem ser curadas de uma maneira espontânea pelo trabalho de purificação da energia da Kundalini.


Efeitos Mentais

Quando nós entramos no estado de meditação, entramos num reino de silêncio. Os pensamentos que nos acometem se desvanecem e a realidade do presente é revelada para nós em toda a sua intensidade. Nossos sentidos nos enviam uma imagem direta do mundo que não é alterada por nossa mente nem por nossos condicionamentos. A mente se torna, até mesmo a serviçal esclarecida do nosso Espírito iluminado.


Efeitos Emocionais

Quando a Kundalini é despertada e nós ficamos imersos no estado de meditação, nossas emoções também são equilibradas. Todas as fraquezas, tais como a ganância, a insegurança e o ciúme, que impedem a expressão dos sentimentos puros e sinceros são reduzidas quando a alegria da meditação é sentida. Essa alegria é absoluta, desprovida de toda a dualidade. Essa mesma alegria torna-se a motivação para a nossa emancipação.


Efeitos Espirituais

Último, mas não menos importante, a meditação Sahaja nos revela o Eterno, o Ser Divino que é Verdade, Consciência e Bem-aventurança. Nós nos tornamos parte integrante do todo, como uma gota nesse oceano de amor e, em meditação, nós nos dissolvemos no Ser Primordial. Essa experiência é o próximo estágio na evolução da consciência do ser humano comum: dizem que essa pessoa nasce de novo ou é Realizada. Isso significa que a nossa essência espiritual, que tem estado escondida até então, torna-se realidade. Nós podemos, agora, começar a purificar o nosso ser com a ajuda do autoconhecimento que Shri Mataji nos dá e do relacionamento que nós estabelecemos com Ela em nossa meditação. Nossa união com o Divino se tornará cada vez mais forte à medida em que nós cooperamos e esse é, sem dúvida, o mais precioso benefício que o despertar da Kundalini pode nos trazer. Este caminho do meio que é estabelecido dentro de nós, dia após dia, pela nossa Kundalini despejará bençãos de todos os tipos sobre nós, não apenas de natureza física, emocional e psicológica, como também benefícios materiais, sociais e profissionais.

 

O Fígado e a Sahaja Yoga

O fígado executa um número enorme de funções vitais do corpo, incluindo a purificação do sangue e a eliminação de toxinas. Uma das tarefas mais importantes é fornecer glicose para o cérebro.

Devido ao fato de que a atividade do fígado está relacionada com a manutenção do corpo e do cérebro livre de toxinas e com a manutenção do fluxo hormonal em equilíbrio, as mais antigas práticas médicas do extremo Oriente reconhecem o fígado como uma parte importante do funcionamento de todo o ser.

As oscilações de humor causadas pelas flutuações nos níveis de açúcar no sangue ou desequilíbrios hormonais, o relacionamento da bílis com a digestão adequada e completos níveis de energia e a função de desintoxicação do fígado oferecem óbvias correlações mente-corpo.

A Sahaja Yoga reconhece essa sabedoria antiga e recomenda aos praticantes que mantenham o fígado frio. Essa dieta popular da Sahaja Yoga é um exemplo de um tipo de tratamento útil que pode ser usado como um apoio para a saúde se for necessário. Peça detalhes aos praticantes do centro de meditação Sahaja Yoga.

Rodapé